Menos burocracia: Confea trabalha para integrar Crea-SP no SEI Multiórgãos

O Sistema Confea/Crea dá mais um passo na modernização da rotina administrativa. Nesta semana, o Crea-SP alinhou parceria com o Conselho Federal para integrar o Sistema Eletrônico de Informações (SEI) no formato multiórgãos.  

A iniciativa visa agrupar Confea e Creas em um mesmo ambiente centralizado de gestão de processos e documentos digitais, como detalha o presidente do Federal, eng. telecom. Vinicius Marchese. “O SEI permite que se trabalhe na estrutura de multiórgãos, ou seja, vários órgãos utilizando a mesma ferramenta de gestão de documentos e processos eletrônicos, promovendo eficiência administrativa e facilidades no trâmite de processos entre os órgãos também”, explica, sinalizando o andamento dos trabalhos. “Após a manifestação de interesse do Crea-SP para fazer parte dessa estrutura, estamos atuando para concretizar essa utilização, nos mesmos moldes que adotamos junto ao Crea-BA que já utiliza o SEI”, acrescenta Marchese.  

“Todo projeto que gere facilidade para os profissionais será estudado e implementado na nossa gestão. Fazer parte do SEI Multiórgãos, assim como o Confea, é uma delas. Afinal, estar integrado a mesma estrutura é facilitar o trâmite de processos que refletem na vida de quem está na ponta e precisa que nosso fluxo seja mais ágil e eficiente”, explicou a presidente do Crea-SP, Lígia Mackey. 

Integração  

O Sistema Eletrônico de Informações (SEI) é um sistema criado e cedido gratuitamente pelo TRF 4ª região por meio de Acordo de Cooperação Técnica. No Confea, o ACT nº 245/2022, possibilitou a implantação em formato multiórgãos. O Crea da Bahia foi o primeiro do Sistema a integrar a base única de criação e tramitação de processos por meio do Sistema Eletrônico de Informações do Sistema Confea/Crea e Mútua. A implantação oficial do SEI no Regional baiano foi em julho de 2023. 

Fonte: Portal Crea-SP