Crea-SP cria banco de startups

Os olhos do mercado mundial estão voltados para o Brasil: as startups brasileiras receberam US$ 9,4 bilhões em investimentos em 2021, de acordo com o relatório anual Inside Venture Capital. Negócios escaláveis, inovadores e tecnológicos encontram terreno fértil para se desenvolver. Diante desse cenário, o Crea-SP abriu mais um espaço para que profissionais e empresas possam se conectar: o banco de startups – as interessadas já podem se cadastrar no novo ambiente.

O chefe da Equipe de Inovação do Crea-SP, Eng. Augusto Pantaleão, explica que a iniciativa integra o CreaLab, plataforma que alavanca ações inovadoras dentro do Conselho. “Criamos este ambiente para que profissionais, empresas e startups possam fazer um ‘match’ de conexão. A ideia é que seja um banco de dados aberto, para que todos tenham acesso para consultar, pesquisar, e encontrar soluções para suas dores”, ressalta.

Para o presidente do Crea-SP, Eng. Vinicius Marchese, essa é uma oportunidade de construir mais uma ferramenta de integração entre os profissionais e o mercado de trabalho. “Em um mundo hiperconectado, há cada vez mais demanda por dados relevantes e confiáveis, em locais onde o contato entre as pessoas é utilizado como potencial de transformação”, destaca.

Com a tecnologia BI da Microsoft, as informações disponibilizadas pelas startups, via questionário, compõem um mapeamento que apresenta uma série de indicadores, como o nível de maturidade, segmento de atuação, região do Estado, investimentos recebidos, quantidade de clientes, entre outros.

Construtech, agtech, energytech, healthtech e mobilidade são algumas das categorias relacionadas no formulário. Além disso, as startups informam com qual desafio do CreaLab se relacionam: Fiscalização 4.0, Eficiência Operacional, Otimização do Relacionamento, Engenharia 4.0 e Cidades Inteligentes.

Fonte: Portal Crea-SP