10 de abril – dia do Engenheiro Metalurgista

Conheça tudo sobre a profissão e o curso de Engenharia Metalúrgica e entenda por que ela é uma peça chave na economia do país.

A Engenharia Metalúrgica é um ramo advindo da Engenharia de Materiais, que compreende as pesquisas voltadas para caracterização estrutural e das propriedades mecânicas, além da produção e processamento no âmbito dos materiais metálicos, assim como suas aplicações. Dessa forma, o engenheiro metalurgista (ou metalúrgico) é responsável pelos projetos de tratamento e de produção de metais e ligas metálicas. Além disso, os projetos no âmbito da Engenharia Metalúrgica possibilitam a criação de novos compostos, feitos a partir da combinação de metais com outros materiais, como vidro, plástico e cerâmica.

No Brasil, o mercado de trabalho para os profissionais da Engenharia Metalúrgica é extenso, devido ao país ser um grande exportador de minérios. Ou seja, são necessários muitos engenheiros para suprir a demanda de minérios mundial e também interna. As empresas que mais empregam no setor são as indústrias de base, automobilística, siderúrgicas, de mineração, aeronáuticas, de armamento e de extração mineral. Dentre as áreas de atuação, encontram-se:  

Fundição de metais  

O engenheiro metalurgista pode atuar nas indústrias na parte de fundição de metais, ou seja, na transformação desses materiais para o uso industrial. Na fundição, os metais são liquefeitos para serem despejados em moldes e transformados em uma nova peça de acordo com a forma do molde.  

Caracterização de metais  

Nessa área o profissional trabalha em análises qualitativas e quantitativas, com a finalidade de identificar como o metal pode ser classificado. Sendo assim, o engenheiro irá determinar quais são os constituintes de certo material (aspecto qualitativo) e quantificar os componentes presentes no mesmo, encontrando as concentrações de cada elemento (aspecto quantitativo).  

Tratamento metalúrgico e termomecânico  

Aqui, cabe ao engenheiro metalúrgico controlar o processo de transformação de metais, tanto os ferrosos quanto os não ferrosos. Também pesquisa e estuda a composição e as propriedades dos metais, com o objetivo de escolher os processos de tratamento e beneficiamento mais adequados. Desenvolvimento de ligas metálicas Uma das áreas de maior destaque é esta. Aqui, o profissional de Engenharia Metalúrgica trabalha com metais ferrosos e não ferrosos, desenvolvendo ligas metálicas (com ou sem ferro). Ele também participa do planejamento, das etapas de fabricação e do controle de qualidade em usinas siderúrgicas, além de definir as técnicas que serão utilizadas com cada tipo de liga.  

Metalurgia Extrativa  

Na Metalurgia Extrativa, o engenheiro irá trabalhar com os processos de obtenção de metais e sais metálicos advindos de fontes minerais, minérios, concentrados e também resíduos.

Fonte: https://www.voitto.com.br/blog/artigo/engenharia-metalurgica