Associação de Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos esteve presente na III Semana da Engenharia Civil da FFCL

A III Semana da Engenharia Civil aconteceu na FFCL do dia 16 ao dia 20 de outubro de 2017. Com palestras diárias voltadas para os estudantes do curso de engenharia civil.

A AEAAI esteve presente no evento com seu presidente o Engenheiro Agrônomo Leandro Galindo Vitor. Na ocasião foi distribuído aos alunos o Passo a Passo do Registro On-line explicando como os profissionais da área tecnológica que ainda não possuem número de registro ou o aluno recém formado devem proceder para fazer seu registro on-line sem a necessidade de comparecer a uma Unidade do Conselho; também foi distribuído o Código de Ética Profissional editado pela associação em parceria com o CREA/SP. O presidente Falou aos alunos sobre a essencialidade de uma conduta profissional pautada na moral e na ética que, em nível do sistema CONFEA/CREAs, uma infração à ética coloca o profissional sob julgamento, sujeitando-o a penalidades podendo chegar ao cancelamento do seu registro. Recomenda-se a todo profissional da área tecnológica a observância rigorosa às determinações do Código de Ética estabelecido pela Resolução 1.002 do Confea – 26 Novembro de 2002, que pode ser obtido na associação ou neste link.

O Presidente explicou sobre a ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) estabelecida pela Resolução nº 1025/09 que é um instrumento indispensável para credenciar o profissional ou a empresa que realiza uma obra ou serviço (pois constitui o acervo técnico do profissional, especificando suas atividades) e assegura à sociedade os serviços prestados. A ART confere à ação do Sistema Confea/Crea um caráter preventivo e uma função nítida de defesa da sociedade. Ela proporciona maior segurança para quem contrata e, ao mesmo tempo, para quem é contratado. Instituída também pela Lei Federal nº 6496/1977, a ART caracteriza legalmente os direitos e obrigações entre profissionais e usuários de seus serviços técnicos, além de determinar a responsabilidade profissional por eventuais defeitos ou erros técnicos.

DEFESA DO PROFISSIONAL – A ART valoriza o exercício das profissões, confere legitimidade documental e assegura, com fé pública, a autoria, a responsabilidade e a participação técnica em cada obra ou serviço. O registro da ART possibilita ao profissional construir seu acervo técnico, que é o currículo oficial certificado pelo CREA.

O presidente também falou sobre a AEAAI, ressaltando seus benefícios ao associado; hoje a associação oferece uma ampla sala para reuniões com capacidade para 50 pessoas, climatizada e com recursos de áudio e vídeo, equipamentos como notebooks e datashow que o sócio pode retirar como empréstimo, também oferece cursos de capacitação e apoio financeiro para o sócio que necessite realizar cursos em outras localidades.

Contrate um profissional e garanta uma obra segura e eficiente, consulte nossa lista de associados para ver os profissionais de Ituverava e Região.