Nos dias 12 e 13 de junho, o Crea-SP irá sediar o Encontro Regional de Coordenadores e Assessores das Comissões de Ética – Ercace – Região Sudeste, ocasião em que estarão reunidos, na Sede Angélica do Conselho, os profissionais à frente desses colegiados nos estados do Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.
A reunião dá sequência aos trabalhos iniciados no I Encontro Nacional de Coordenadores e Assessores das Comissões de Ética (Encace), realizado pelo Confea em Brasília/DF no mês de março, e traz o assunto para debate em nível regional.
O objetivo é promover a padronização das ações de fiscalização, dos procedimentos e trâmites dos processos éticos disciplinares, além da integração e troca de experiências em cada região, buscando auxiliar a tramitação desses processos nos Regionais.
Além da presença das coordenações desses quatro Creas, o encontro terá a participação da Comissão de Ética e Exercício Profissional do Confea, composta pela Eng. Mec. Michele Costa Ramos (coordenadora); o Eng. Eletric. Sérgio Maurício Mendonça Cardoso (coordenador adjunto) e o Eng. Agr. Cândido Carnaúba Mota (membro).
Em São Paulo, o assunto é acompanhado pela Comissão Permanente de Ética Profissional – CEP, coordenada pelo Eng. Agr. Marcos Antonio de Carvalho Lima, tendo como adjunto o Eng. Civ. Wagner Vieira Chacha.
Também integram o grupo o Eng. Eletric. Adolfo Eduardo de Castro, o Geol. Celso de Almeida Bairão, a Eng. Alim. Claudia Cristina Paschoaleti e o Eng. Cartog. Paulo de Oliveira Camargo, além de dois membros da Diretoria do Crea-SP: o Eng. Agr. e Eng. Seg. Trab. David de Almeida Pereira (diretor adjunto de Valorização Profissional) e o Tecg. Mec. Proc. Ind. Pedro Alves de Souza Junior (diretor de Relações Profissionais).
Promover a continuidade das atividades, de forma a complementar os trabalhos realizados pelas coordenações anteriores, bem como ganhar celeridade na análise de processos éticos e ampliar a aproximação com os órgãos públicos são algumas ações do grupo paulista.
“No trabalho que desenvolvemos à frente da Comissão de Ética, constatamos que muitos profissionais erram de forma involuntária e, nesse sentido, é importante investirmos em divulgação, de forma a darmos uma publicidade maior sobre o nosso sistema profissional”, ressalta o coordenador da CEP, destacando a importância de iniciativas como o programa de estágio-visita “para já instruir o egresso dessas universidades, diminuir esse distanciamento e ampliar sua consciência sobre a real função do Conselho”.
Representante da Associação de Engenheiros e Arquitetos de São José dos Campos no Plenário do Crea-SP como conselheiro em primeiro mandato, o engenheiro agrônomo Marcos Antonio já foi inspetor especial do Crea-SP no município de Paraibuna e integrou as comissões permanentes de Meio Ambiente e Ética Profissional, antes de se tornar coordenador desta última.
Fonte: Portal Crea-SP