Presidente da AEAAI é o novo Coordenador Adjunto do CDER-SP

A primeira reunião do Colégio de Entidades Regionais de São Paulo (CDER-SP) de 2022, realizada na sexta-feira (11/03) na sede Angélica do Crea-SP, foi marcada pela transmissão de cargo de coordenador do Eng. Cassius Gomes Cancian para o Eng. Leandro Azeredo Fogaça, da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Osasco (AEAO). Ao anunciar a nova coordenação, o presidente do Conselho, Eng. Vinicius Marchese, agradeceu Cancian pela dedicação ao colegiado. “Foi um período difícil, durante a pandemia, para todos e quem estava à frente de qualquer projeto passou por um desafio muito diferente, que exigiu uma série de adaptações.”

Com a responsabilidade de coordenar o CDER-SP, Fogaça terá ao seu lado, como adjunto, o Eng. Leandro Galindo, da Associação dos Engenheiros Arquitetos e Agrônomos de Ituverava (AEAAI). O coordenador destacou como principal objetivo aproximar ainda mais as associações e o Conselho. “Este é um Colégio de Entidades que existe para ajudar a associação a se conectar com o Crea-SP. Aqui podemos ter um grupo de trabalho e novas ideias para trazer agilidade e evolução para as entidades.”

Marchese ressaltou que as ações buscam a profissionalização das entidades de classe, que devem utilizar os recursos para investimentos em prol dos profissionais. Para isso, o Crea-SP disponibilizou novas ferramentas de apoio para prestação de contas, apresentadas pela Superintendência de Comunicação, que abarca as Gerências de Relações Institucionais, Eventos e Logística, e de Comunicação Estratégica.

A superintendente de Comunicação, Priscilla Marques Cardoso, anunciou a parceria com o Instituto Paulista de Entidades de Engenharia e Agronomia (IPEEA) para análise e monitoramento da prestação de contas, dando suporte ao time interno do Conselho. Também foi elaborada cartilha para orientação das entidades no novo processo. Com projeto piloto operando em Osasco e Piracicaba, o fluxo passa a valer a partir deste ano. As dúvidas devem ser encaminhadas para o e-mail monitoramento@ipeea.com.br.

Foram divulgados os principais eventos do calendário anual do Crea-SP, como o Simpósio Nacional de Cidades Inteligentes, que acontece em 18 e 19 de março em São José dos Campos e agrega o XIX Seminário Estadual de Fiscalização (SEFISC) e o Colégio Estadual de Inspetores. Houve destaque, ainda, para as iniciativas de comunicação com as entidades, como a newsletter semanal que reúne as principais informações e novidades do Conselho, com agenda de eventos e palavra do presidente.

Em relação ao processo de transformação do Crea-SP, a Superintendência de Tecnologia e Inovação apresentou os resultados de 2021, com lançamento de projetos importantes, como o CreaLab, plataforma que mapeia iniciativas e ideias para soluções de desafios estratégicos de maneira ágil ao conectar pessoas, instituições, startups e empresas.

Para fechar a programação, a Eng. Maria Edith dos Santos, superintendente de Fiscalização do Crea-SP, destacou os números do último ano, quando o Conselho alcançou cerca de 292 mil ações de fiscalização, fazendo do período o que mais se fiscalizou na história do Conselho. A engenheira reforçou o desempenho das forças-tarefas para chegar ao marco histórico e trouxe os principais pontos do planejamento de fiscalização para 2022, cuja meta é chegar a 400 mil ações de fiscalização.

Fonte: Portal Crea-SP