Crea-SP realiza no fim de semana dois eventos em Ribeirão Preto

Associação local sedia Colégio de Inspetores e UNIP recebe Congresso de Profissionais


Sede da Associação de Ribeirão Preto recebe terceiro CRI do ano

Na sexta-feira (10/05) à noite o Crea-SP realiza na Associação de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Ribeirão Preto – AEAARP (Rua João Penteado, 2237 – Jardim Sumaré) a terceira reunião do Colégio Regional de Inspetores em 2019, como parte do programa preparatório para o Colégio Estadual de Inspetores, que acontecerá em agosto, em local ainda a ser definido.

O objetivo do evento é apresentar os resultados da terceira ação de fiscalização realizada pela Força-Tarefa do Conselho no ano, de 18 e 22 de março, abrangendo municípios das 3ª e 10ª Regiões Administrativas do Crea-SP, com sedes em Ribeirão Preto e Araraquara respectivamente. Outras ações do gênero já foram realizadas pela Força-Tarefa do Crea-SP nos últimos três meses em municípios das regiões de Araçatuba e São José do Rio Preto (de 11/02 a 15/02), Garça e São Roque (de 25/02 a 01/03), Campinas e Limeira (de 1º a 5 de abril) e das regiões de Peruíbe e Cajamar (de 22 a 26/04). Na semana que vem (de 13 a 17 de maio) a Força-Tarefa estará atuando em sua sexta e última etapa no semestre, com diligências em cerca de 80 municípios das regiões de Taubaté e Santo André (Grande ABCD).

Para o primeiro semestre de 2019 o Crea-SP definiu como foco de sua fiscalização as condições do exercício profissional em diversas áreas de mineração, águas subterrâneas, barragens de contenção e hidrelétricas, indústrias de todos os segmentos (principalmente as vinculadas aos setores de petróleo, alimento, química, farmacêutica, borracha, cerâmica, bebida e agroindústria) e das chamadas “obras de arte da engenharia” (pontes, passarelas, túneis e viadutos) – além de estabelecimentos hospitalares, a exemplo de anos anteriores.

Congresso Regional de Profissionais

Na manhã de sábado (11/05), no auditório da UNIP Ribeirão Preto (foto abaixo – Rua João Gomes Frossard, Bloco C – Nova Aliança), o Crea-SP realiza mais um Congresso Regional de Profissionais (CRP), preparatório do Congresso Estadual de Profissionais (CEP), que também acontecerá em agosto.

Esse ciclo de encontros acontece a cada três anos, culminando sempre com a realização do Congresso Nacional de Profissionais (CNP) em duas etapas: durante a tradicional Semana Oficial de Engenharia e Agronomia (SOEA), que este ano acontece em Palmas/TO, em setembro, e com fechamento em Brasília, no final do ano.


Fachada do Bloco C, da UNIP Ribeirão Preto, onde será realizado o terceiro Congresso Regional de Profissionais

O CNP é um fórum organizado pelo Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea) e visa à participação dos profissionais do Sistema Confea/Crea no desenvolvimento nacional, propiciando maior integração com a sociedade e entidades governamentais. Os encontros regionais, como o de Ribeirão Preto, são realizados pelos Creas de todo o país, precedendo seus Congressos Estaduais, com o objetivo de escolher os delegados que irão participar do evento nacional e encaminhar ao Confea proposições que favoreçam a discussão de temas de fundamental importância para o desenvolvimento das profissões da área tecnológica no Brasil.

Segundo os organizadores dos Congressos Regionais e Estadual, “nós, da área da Engenharia e da Agronomia, não podemos deixar de participar com as nossas propostas para a melhoria do Sistema Confea/Crea. A oportunidade está em nossas mãos”.

O presidente do Crea-SP, Eng. Vinicius Marchese Marinelli, destaca que, “em eventos desse tipo, a área tecnológica se une para ganhar mais força e essa convivência entre profissionais enriquece os nossos debates em níveis estadual e federal. A ampla discussão dos assuntos de interesse da população é fundamental, pois é para isso que existe o nosso Sistema Profissional: defender a sociedade”.

Para apresentar suas propostas e acessar o passo-a-passo com orientações a respeito, os profissionais interessados devem clicar aqui.

Produzido pelo Departamento de Comunicação e Eventos do Crea-SP – DCEV, com foto de fachada da UNIP extraída do Google