Curso de Agricultura de Precisão

A Agricultura de Precisão é um sistema de gerenciamento agrícola que cresce no País na medida que as informações sobre conceitos, técnicas e vantagens chegam ao produtor rural.

As tecnologias de AP detectam, monitoram e orientam homens e mulheres do campo na gestão da propriedade, para melhorar a produtividade, a preservação do meio ambiente e a renda.

A Agricultura de Precisão começou com as tecnologias das máquinas dotadas de receptores GPS e geração de mapas de produtividade. Avançou  e hoje vai além dos equipamentos e das culturas de milho e soja. Pode ser usada em todas as cadeias produtivas do setor agropecuário.  Com medidas de gestão adaptadas à realidade de cada produtor, oferece ferramentas para otimização do uso de insumos e inovação permanente no campo.

Esse enfoque apresenta grandes desafios às tecnologias e aos conhecimentos disponíveis sobre sistemas de produção, que eram uniformes, com técnicas de manejo que não consideravam a grande variabilidade da produção e da qualidade hoje detectadas.

O Brasil é hoje um gigante no cenário agrícola no mundo. Mas a Agricultura de Precisão precisa crescer muito para acompanhar o ritmo de produção.

Pensando nisso, a AEAAI, em parceria com a FAFRAM, realizará nos dias 16, 23 e 30 de junho, um curso de Agricultura de Precisão, voltado para profissionais da área da Agronomia.

O curso abrangerá os seguintes temas:

1-Posicionamento GNSS e geração de mapas de plantio. Prática: navegação de máquinas agrícolas/piloto automático;
2-Mapas de colheita e de aplicação a taxa variável. Prática: Amostragem de solo georreferenciada;
3-Sistemas sensores e utilização de drones na agricultura de precisão. Prática: plano de vôo e operação de drones em mapeamento agrícola.

Carga horária: 24 horas
Local: Faculdade Dr. Francisco Maeda – FAFRAM
Dias: 16, 23 e 30/06
Horário: das 08:00 às 17:00

Taxa de inscrição: R$ 250,00
Taxa de inscrição alunos e ex-alunos FAFRAM: R$ 200,00
Associados da AEAAI: Gratuito

As inscrições deverão ser feitas na AEAAI, pelo e-mail aeaaituverava@yahoo.com.br ou pelo telefone (16) 3729-2809.